segunda-feira, 29 de março de 2010

PROJETO OBTENÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO A PARTIR DA MANIPUEIRA USANDO O SISTEMA DE DESTILAÇÃO


INTRODUÇÃO
A mandioca (Manihot esculenta Crantz), uma raiz com alto conteúdo de amido (Tabela 1), apresenta mais de trezentas variedades. Pertence à família das Euforbiáceas.
A manipueira, resíduo líquido resultante do processamento da fécula e da farinha de mandioca, apresenta potencial poluidor reconhecidamente elevado. De acordo com BARANA (2000), para cada tonelada de raiz processada nas farinheiras são gerados 300 litros de manipueira com uma quantidade de oxigênio quimicamente dissolvido (DQO) de 60g/L.
Uma opção para o uso da manipueira encontra-se na utilização do amido obtido para a produção de álcool etílico.
OBJETIVO GERAL
Converter o amido de mandioca em glicose por via ácida, e a posterior fermentação deste açúcar a ser realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae, separando-se o álcool etílico obtido por destilação do mosto fermentado.
METODOLOGIA
Utilizou-se a manipueira como fonte de amido (Fluxograma 1), verificou-se o pH da solução, pois o mesma deveria estar entre 4 e 4,5 ou então deveria ser corrigido. Para a etapa de sacarificação (conversão do amido em matéria-prima fermentável), utilizou-se o ácido clorídrico (HCl) 0,1 M, para a fermentação adicionou-se à solução final, uma suspensão de leveduras de Saccharomyces cerevisiae , na proporção de 5% do volume final de solução de glicose obtida, mantido a luz solar por um período de 24 a 48 horas. A destilação foi realizada em destilador feito com materiais alternativos (Figura 1).
RESULTADOS
A conversão ácida do amido de manipueira em glicose, utilizando-se HCl 0,1 M, apresentou um rendimento de 30%, sendo considerado um bom resultado.
Cada 1 L de manipueira produzir 300 mL de álcool.
CONCLUSÃO
Em nosso trabalho conhecemos um pouco sobre a fermentação alcoólica do amido de mandioca. Esse tipo de fermentação pode ser muito viável para o Brasil, pois este possui matéria-prima difundida por todo o território.
O uso da manipueira mostrou-se ser bem promissora para produção de álcool comum.

Projeto Produção Jornalística e Multimídia

Problema:
Na 1ª etapa do projeto a professora Maisa Keyla de Língua Portuguesa ao 3º ano do ensino médio na escola, solicitou que os alunos produzissem um vídeo jornalístico com produção, direção, figurinista, repórter, etc... O tema e o formato do vídeo deveria ser definido por cada equipe; que escolheram assuntos como: Aborto, Crianças Abandonadas, Relação pais e filhos, Juventude, Drogas, Gravidez na adolescência e Expressão cultural no município.

Resultados esperados:

O objetivo fundamental é a aprendizagem da linguagem jornalística através das várias mídias existentes, além da reflexão de temáticas ligadas ao cotidiano e as questões sociais e a oportunidade do trabalho em grupo. Nossa metodologia consiste em levar contribuições, mas principalmente extrair do concreto novas propostas para a superação dos atuais desafios e conflitos da juventude, além disso, terem a oportunidade de trabalhar com as várias TIC's. O trabalho se deu através da promoção de encontros, seminários e produção de vídeo.
Na 2ª etapa e culminância do projeto foi proposto que os alunos apresentassem o projeto inicial em forma de palestra para alunos de outras turmas da escola, onde foram avaliados pelos mesmos, e para a professora foi feito um portfólio com os perfis dos integrantes da equipe, relatórios das reuniões, fotos dos vários momentos da produção do trabalho, avaliações, justificativa, making of.

Recursos Necessários:
- DVD
- Câmera digital
- Celular
- Computador
- Aparelho de som
- CD
- Pen drive
- Ipod

A partir desse projeto os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, superar limites, adquiriram o exercício da paciência, amadureceram suas idéias sobre temas importantes para a sua vida adulta. Além disso aprenderam a manusear várias tecnologias para produzir o trabalho.



VIII FEIRA DE CIÊNCIAS/ REGIONAL - 2009



USO DAS LARANJAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
O suco de laranja sempre foi, para a maioria das pessoas, sinônimo de vitamina C. Entretanto, uma recente pesquisa realizada por pesquisadores da Estação Experimental de Agricultura do Texas, nos Estados Unidos, indica que o suco também possui outros importantes benefícios, o que reafirma que um copo de suco de laranja ao dia auxilia na prevenção ao câncer.
De acordo com os pesquisadores, isto se deve ao fato de o suco de laranja, e outros cítricos, possuírem poderosos compostos naturais chamados limonóides, que demonstraram resultados fabulosos na destruição de determinadas células cancerosas.
Os pesquisadores afirmam que o que torna esta descoberta tão promissora é a questão de não somente deter o câncer, mas também pelo fato de os limonóides aparentemente não produzirem efeitos colaterais.
Nesse sentido o professor Francisco Carlos (Química) desenvolveu um projeto de pesquisa no Laboratório de Ciências da escola, com uma equipe de alunos do 3º ano do Ensino Médio, que teve sua culminância durante a Feira Regional de Ciências na Praça Perilo Teixeira em Itapipoca-CE. 

terça-feira, 16 de março de 2010

RUMO AO ENSINO MÉDIO

         O projeto Rumo ao Ensino Médio foi implantado na escola, os PCAs de Ciencias da Natureza prof. Antonio Cunha e de Linguagens e Códigos profª Edna Teixeira entregaram as apostilas e fizeram um trabalho de orientação sobre o objetivo e também como será utilizado o material.


PROJETO 1º APRENDER

         Em abril de 2009 foi feita a entrega das apostilas do Projeto 1º Aprender na escola, foi um momento de muita motivação por parte dos alunos. A diretora professora Fátima Barbosa e a Coordenadora Escolar Izaura foram responsáveis pela entrega.