segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto Produção Jornalística e Multimídia

Problema:
Na 1ª etapa do projeto a professora Maisa Keyla de Língua Portuguesa ao 3º ano do ensino médio na escola, solicitou que os alunos produzissem um vídeo jornalístico com produção, direção, figurinista, repórter, etc... O tema e o formato do vídeo deveria ser definido por cada equipe; que escolheram assuntos como: Aborto, Crianças Abandonadas, Relação pais e filhos, Juventude, Drogas, Gravidez na adolescência e Expressão cultural no município.

Resultados esperados:

O objetivo fundamental é a aprendizagem da linguagem jornalística através das várias mídias existentes, além da reflexão de temáticas ligadas ao cotidiano e as questões sociais e a oportunidade do trabalho em grupo. Nossa metodologia consiste em levar contribuições, mas principalmente extrair do concreto novas propostas para a superação dos atuais desafios e conflitos da juventude, além disso, terem a oportunidade de trabalhar com as várias TIC's. O trabalho se deu através da promoção de encontros, seminários e produção de vídeo.
Na 2ª etapa e culminância do projeto foi proposto que os alunos apresentassem o projeto inicial em forma de palestra para alunos de outras turmas da escola, onde foram avaliados pelos mesmos, e para a professora foi feito um portfólio com os perfis dos integrantes da equipe, relatórios das reuniões, fotos dos vários momentos da produção do trabalho, avaliações, justificativa, making of.

Recursos Necessários:
- DVD
- Câmera digital
- Celular
- Computador
- Aparelho de som
- CD
- Pen drive
- Ipod

A partir desse projeto os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, superar limites, adquiriram o exercício da paciência, amadureceram suas idéias sobre temas importantes para a sua vida adulta. Além disso aprenderam a manusear várias tecnologias para produzir o trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário