segunda-feira, 29 de março de 2010

PROJETO OBTENÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO A PARTIR DA MANIPUEIRA USANDO O SISTEMA DE DESTILAÇÃO


INTRODUÇÃO
A mandioca (Manihot esculenta Crantz), uma raiz com alto conteúdo de amido (Tabela 1), apresenta mais de trezentas variedades. Pertence à família das Euforbiáceas.
A manipueira, resíduo líquido resultante do processamento da fécula e da farinha de mandioca, apresenta potencial poluidor reconhecidamente elevado. De acordo com BARANA (2000), para cada tonelada de raiz processada nas farinheiras são gerados 300 litros de manipueira com uma quantidade de oxigênio quimicamente dissolvido (DQO) de 60g/L.
Uma opção para o uso da manipueira encontra-se na utilização do amido obtido para a produção de álcool etílico.
OBJETIVO GERAL
Converter o amido de mandioca em glicose por via ácida, e a posterior fermentação deste açúcar a ser realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae, separando-se o álcool etílico obtido por destilação do mosto fermentado.
METODOLOGIA
Utilizou-se a manipueira como fonte de amido (Fluxograma 1), verificou-se o pH da solução, pois o mesma deveria estar entre 4 e 4,5 ou então deveria ser corrigido. Para a etapa de sacarificação (conversão do amido em matéria-prima fermentável), utilizou-se o ácido clorídrico (HCl) 0,1 M, para a fermentação adicionou-se à solução final, uma suspensão de leveduras de Saccharomyces cerevisiae , na proporção de 5% do volume final de solução de glicose obtida, mantido a luz solar por um período de 24 a 48 horas. A destilação foi realizada em destilador feito com materiais alternativos (Figura 1).
RESULTADOS
A conversão ácida do amido de manipueira em glicose, utilizando-se HCl 0,1 M, apresentou um rendimento de 30%, sendo considerado um bom resultado.
Cada 1 L de manipueira produzir 300 mL de álcool.
CONCLUSÃO
Em nosso trabalho conhecemos um pouco sobre a fermentação alcoólica do amido de mandioca. Esse tipo de fermentação pode ser muito viável para o Brasil, pois este possui matéria-prima difundida por todo o território.
O uso da manipueira mostrou-se ser bem promissora para produção de álcool comum.

2 comentários:

  1. Sou projetista e fabricante de mini usinas de álcool.. se vc tiver interesse, me chama no whatsapp: 99 98110 1203.

    ResponderExcluir
  2. Sou projetista e fabricante de mini usinas de álcool.. se vc tiver interesse, me chama no whatsapp: 99 98110 1203.

    ResponderExcluir